Jornalismo e Sobrevivência 2 - A missão

Há um mês atrás comentei aqui sobre a decadência do jornalismo diário e semanal brasileiro que, teimosamente, ainda tenta manter um paradigma completamente anacrônico e inconsistente com a flexibilidade da informação by RSS (a qual eu diria ser até uma prima-irmã do rádio, só que bidirecional e multi-usuária).

 

Nesta semana tivemos a prova que a porta deste modelão - jornalismo papel e tinta a base de chumbo - está podre, basta alguém com mais coragem pra dar um chute e sistema desabar: o centenário Jornal do Brasil (que exibe orgulhoso ser o 1º jornal brasileiro na internet) do Rio de Janeiro anunciou o fim da edição diária em papel, a partir de setembro, e a manutenção apenas da sua versão na "interwebs - a rede mundial de computadores" . 

 

Só mais um detalhe: O Jornal do Brasil, editado há 119 anos no Rio, é o segundo jornal que deixa de circular depois de ser assumido por Nelson Tanure. Há pouco mais de um ano, a Gazeta Mercantil, que também foi arrendada pelo empresário, parou de circular por problemas financeiros, só que este último não tem versão web. 

 

Posted via email from Impressões Digitais

Comentários

Postagens mais visitadas