O que é FTP?

ArtPC_008_23mar07

Embora este artigo não tenha muita relação com podcasting, este é um assunto que todo podcaster deveria entender ao menos um pouquinho, especialmente quando precisa transferir arquivos para seu host (serviço de hospedagem de arquivos).
Muitos serviços de hospedagem oferecem páginas web que facilitam este processo de transferência (upload). Porém, não é usual você receber destes alguma informação se tudo foi processado corretamente, de acordo com o roteiro.
A sigla FTP significa Files Transfer Protocol (protocolo de transferência de arquivos) e faz parte da estrutura básica de serviços da Internet. Os outros serviços são: HTTP (Hypertext Transfer Protocol - para acessar páginas web); TELNET (TELecommunication NETwork - para acesso remoto a computadores) e POP/SMTP (Point of Presence/Simple Mail Transfer Protocol - para envio e recebimento de emails).
O FTP promove a conexão de dois computadores e permite o envio e o recebimento de arquivos binários (áudio, vídeo, programas executáveis, etc.) ou em formato texto (código-fonte, txt, etc.). Na pré-história do FTP era comum a solicitação ao cliente (aplicativo) FTP qual o tipo de arquivo (binário ou texto) seria transacionado. Muitos clientes FTP atuais são muito inteligentes e entendem qual o tipo de arquivo em tráfego... na maioria das vezes.
Para você transferir um arquivo (por exemplo: seu último podcast) do seu computador para seu serviço de hospedagem, a primeira coisa necessária é um cliente FTP. Vários sistemas operacionais possuem alguma forma de FTP embutida em suas entranhas, normalmente o serviço é bem basiquinho e não muito intuitivo. Aqui vou sugerir apenas dois softwares (há centenas disponíveis nos tucows-da-vida), os quais considero as melhores soluções gratuitas: um para o sistema Windows e outro para o sistema OSX.
Para os usuários de Windows, um dos melhores é o FILEZILLA, (http://filezilla.sourceforge.net); e caso você ser usuário do OSX indico o CYBERDUCK (http://cyberduck.ch) (desculpem usuários de LINUX, não sou grande conhecedor deste sistema, assim, não me considero capaz de indicar algum).
A seguir, temos um pequeno glossário de alguns termos utilizados em um site FTP, os quais darão a você uma visão geral de como funciona todo este negócio de arquivo-p'ra-lá e arquivo-p'ra-cá.

FTP address - Este é o endereço internet utilizado para acessar o site. Por favor, tenha em mente que só porque um website está na Internet não significa que ele possua um serviço FTP. Tanto a Microsoft como a Apple possuem sites FTP (ftp.microsoft.com e ftp.apple.com), e ambos permitem o acesso como usuário anônimo (anonymous access), o que explico a seguir.

Anonymous Access - Este é um tipo especial de acesso FTP, que permite a qualquer um navegar pelas pastas e diretórios e também baixar (download) arquivos. Nenhum nome de usuário e/ou senha é exigido. Quase todos os sites de empresas de hardware e software permitem acesso anônimo aos seus sites FTP onde estão disponíveis patches e updates de seus produtos. Em alguns sites é solicitado para login que você digite no campo "user name" a palavra "anonymous" e como "password" utilize a palavra "guest", ou, ainda, que digite seu email.

User Name - O acesso FTP sempre solicita um nome de usuário (user name) e senha (password) válidos e fornecidos pela pessoa ou pelo serviço de hospedagem (host), permitindo o acesso aos seus dados.

Password - A senha (password) é composta de uma série de caracteres alfanuméricos e permite a liberação de acesso aos dados. Quando você digita a senha nos clientes FTP o que aparece na tela normalmente são asteriscos (*****) prevenindo que aquele bisbilhoteiro sobre seu ombro não leia o que você digitou.

Local Path - Este indica qual diretório ou pasta default de seu computador onde os arquivos serão arquivados após o donwload.

Remote Path - Este é o diretório ou pasta que você escolhe como default para início da sessão FTP no host.

Vários servidores e clientes FTP possuem a capacidade de retomar o download ou upload do ponto em que ocorreu uma interrupção do tráfego, mantendo a integridade dos dados do arquivo. Outra funçãozinha mão-na-roda dos clientes FTP é a capacidade de transferir vários arquivos ao mesmo tempo, em grupo, deixando você livre para fazer coisas mais importantes do que ficar acompanhando feito bobo o avanço da barrinha de progresso.

Pois bem, agora você sabe alguma coisa sobre como transferir arquivos através do FTP. A internet é um vasto universo em expansão. Quanto mais você descobrir mais você vai querer entender.


Sérgio Vieira - autor deste artigo fica maluco quanto solicita a um administrador de rede um acesso ao serviço FTP e o mentecapto fornece um login e uma password para um disco virtual
http://impressoes.vocepod.com
idigitais@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas